quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

OAB e entidades se mobilizam para (que) mudanças(?)


Algumas organizações, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), preparam um movimento de coleta de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para mudar os rumos do patrocínio de campanha eleitoral.
Tentam eles barrar o financiamento por empresas privadas, para, nas palavras do presidente da OAB, Marcus Vinícius, defender “um financiamento democrático de campanhas” (numa tentativa de não usar o termo “financiamento público”).
Segundo o Juiz eleitoral maranhense Márlon Reis, não querem “dividir o movimento com posições polêmicas, com temas que não tem unanimidade na sociedade, como o voto facultativo”. Apesar de que dizem não abandonar o projeto de reforma política.

Assim, ficam dois pontos a serem analisados: o primeiro é o de que a intenção é interessante, contudo, o segundo é o de que um movimento desse porte poderia fazer uma revolução nesse cenário e, propositadamente, trazer à discussão pontos realmente fundamentais dentro do processo eleitoral, como o voto obrigatório e, até mesmo, a chamada democracia.
Por que formar um movimento tão poderoso como esse para apenas maquiar as eleições brasileiras, enquanto que o miolo fica intacto?


Fonte: OAB.org

Nenhum comentário: