segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"Queeee... bom!" Empregos a curto prazo é a "sensação do momento" em Altamira

Desde que começaram as obras de construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, Altamira, cidade sede do empreendimento, não parou de subir no ranking da geração de emprego formal no Estado do Pará. No ano, já é o segundo maior contratador, ficando atrás apenas da capital paraense, Belém. De janeiro a outubro deste ano, foram gerados no Pará 49.288 novos empregos, 5.963 somente no mês de outubro. Altamira já gerou, no mesmo período, pouco mais de cinco mil vagas abertas.


Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego, copilados pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp). De acordo com o levantamento, no mês de outubro somente a capital paraense, Belém, gerou mais empregos do que Altamira. Belém ficou pouco à frente do município da Transamazônica, ao gerar 1.532 novos postos de trabalho, majoritariamente no setor Serviços (1.228 postos), seguido pela Construção Civil com 237 postos de trabalho.

Altamira ocupa a segunda posição com 1.473 postos, impulsionada pelo setor da Construção Civil, com 1.294 postos, seguido pelo setor Comércio com 96 postos de trabalho, em grande medida decorrentes das obras de implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Até o final do ano, somente as obras de construção da usina devem empregar diretamente cerca de cinco mil pessoas, de acordo com as estimativas dos empreendedores.

Para Valdir Narzetti, presidente do Sindicato das Empresas do Comércio de Altamira e região (Sindecom), a geração de empregos é boa para a economia e já se reflete no comércio local, que aumentou significativamente as vendas. Entretanto, segundo ele, o setor empresarial está preocupado em criar condições para aproveitar melhor o momento. “Estamos negociando com a Norte Energia a implantação de um amplo programa de capacitação empresarial, em parceria com a Federação  das Indústrias, para que possamos ter melhor condições de aproveitar as oportunidades criadas com Belo Monte, fortalecendo as empresas locais e gerando ainda mais empregos”, diz o empresário.

Vilmar Soares, coordenador geral do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu), comemora o bom momento vivido pela região. “A construção  de Belo Monte, associada ao asfaltamento da Transamazônica e acompanhada de políticas públicas estruturantes, com certeza é o nosso passaporte para o futuro”, destaca, acrescentando que a geração de empregos deve aumentar ainda mais. “No próximo ano Altamira já deverá ser o maior gerador de empregos no Pará”, prevê.


Fonte: fortxingu.blogspot.com

Nenhum comentário: