terça-feira, 4 de outubro de 2011

Empresários de Altamira de "braços fortes" para as empreiteiras


A construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, vai ganhar um reforço logístico que vai reduzir custos e ainda reduzir pressões sociais sobre as cidades mais próximas ao empreendimento: Altamira e Vitória do Xingu. Um grupo de empresários de Altamira vai instalar o Distrito Comercial de Belo Monte, que servirá de base para grandes empresas terceirizadas e funcionar como entreposto comercial para a instalação de fornecedores de produtos e serviços para as obras da usina.

Atualmente, Altamira é que serve como base para a construção da usina, mas a cidade está localizada há cerca de 60 quilômetros das obras, o que aumenta custos com deslocamentos. Os veículos que prestam serviços dentro do canteiro de obras, por exemplo, são abastecidos em Altamira e percorrem 120 quilômetros de ida e volta só para chegar até as obras. Com a criação do Distrito Comercial, este deslocamento passa a ser desnecessário, uma vez que o local terá postos de combustível e distribuidores, reduzindo os custos para as empresas que atuam na construção da usina. 



Devem se instalar no Distrito Comercial de Belo Monte grandes fornecedores de combustível, de pneus e peças para veículos e maquinários, lubrificantes, distribuidores de material de construção, etc. Além disso, a previsão é que centenas de comércios também montem filiais no local, a fim de atender a demanda do projeto.  O distrito deverá ter toda a infraestrutura para atender estas empresas, como energia elétrica, água e saneamento básico.

A cidade de Altamira continuará a ser a principal base de apoio para a construção da usina, mas um fator positivo é a redução da pressão populacional sobre a infraestrutura da cidade. Hoje Altamira já está com a capacidade de atendimento praticamente esgotada, pois faltam vagas em hotéis e restaurantes e o trânsito da cidade está, a cada dia, mais caótico. Com a construção do Distrito Comercial de Belo Monte, esta situação será atenuada.

O empresário Vilmar Soares, coordenador do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu), avalia que a criação do Distrito Comercial é importante para a construção de Belo Monte, e vai ajudar a cidade de Altamira e o município  de Vitória do Xingu, onde ficará instalado o distrito, aumentando o número de empresas existentes no município e a participação de Vitória do Xingu na construção de Belo Monte.


Nenhum comentário: