quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MAB bloqueia a BR 364, em Rondônia


Mais de trezentos manifestantes bloqueiam,  nesta manhã (22/08),  a rodovia BR- 364, próximo ao município de Itapuã do Oeste, em Rondônia.

A ação é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com participação de trabalhadores e agricultores da região, atingidos pela Usina Hidrelétrica de Samuel, construída há  mais de 26 anos.

Entre os pontos de reivindicação estão um plano de recuperação e desenvolvimento dos municípios atingidos pela barragem, envolvendo as áreas da cultura, educação, produção e infraestrutura; o reassentamento das famílias e ações de fortalecimento da pesca e da aqüicultura na região.

No que se refere ao assentamento, os atingidos cobram que ele deverá atender as exigências das condições do modelo historicamente defendido pelo MAB.

Já com relação à pesca, os atingidos cobram estruturas para beneficiamento e comercialização do pescado, como a implantação de projetos experimentais e de implantação de tanques redes e escavados nas comunidades.

“A construção da Usina de Samuel deixou uma dívida social enorme e as famílias ainda sofrem as consequências. A exemplo, podemos citar a cidade de Itapuã,  que vive um estado caótico em conseqüência da construção de Samuel”, disse Océlio Muniz, da coordenação do MAB.

O Movimento já havia interditado a rodovia no final de março deste ano cobrando medidas e ações da Eletronorte e do estado brasileiro para atender a dívida social histórica existente com as famílias atingidas pela construção da usina de Samuel.

A retomada do protesto no mesmo local também é uma demonstração da insatisfação com os resultados das reuniões e negociações que ocorreram com a empresa.

A mobilização em Rondônia faz parte da Jornada Nacional de Lutas dos trabalhadores, que acontece durante toda a semana. Está sendo preparada uma série de manifestações por todo o país, cobrando mudanças no modelo energético e agrícola brasileiro, para que todos tenham terra, condições de produção, emprego e renda no meio rural. A proposta envolve medidas como a Reforma Agrária, incentivos à agricultura familiar, a produção de alimentos saudáveis e a defesa do Código Florestal.

Fonte: Assessoria/MAB

Nenhum comentário: