quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ibama condena os rios Teles Pires e Tapajós com licença para as empreiteiras

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), concedeu à Companhia Hidrelétrica Teles Pires a Licença de Instalação para construção da Usina Hidrelétrica Teles Pires, de 1,820 mil MW, que será erguida no rio de mesmo nome. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que 75% da capacidade de gerar energia necessária para os próximos dez anos no País já está contratada.


São Paulo - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), concedeu à Companhia Hidrelétrica Teles Pires a Licença de Instalação para construção da Usina Hidrelétrica Teles Pires, de 1,820 mil MW, que será erguida no rio de mesmo nome.

Esta empresa é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) que tem como acionistas a Neoenergia (50,1%) e holding do Grupo Neoenergia, a Eletrosul (24,5%) e Furnas (24,5%), ambas subsidiárias da Eletrobras, e a Odebrecht Participações e Investimentos (0,9%).Já o Consórcio Construtor Teles Pires é formado pela Odebrecht Energia, Voith e Alstom.

O investimento previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de R$ 3,6 bilhões, terá cinco turbinas, cada uma com 364 MW de capacidade instalada e produzirá energia suficiente para abastecer cinco milhões de habitantes.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que 75% da capacidade de gerar energia necessária para os próximos dez anos no País já está contratada. Segundo ele, nesse período o Brasil vai precisar contratar 61,560 mil MW, considerando-se crescimento médio do PIB de 5% ao ano para esse período em análise.

Transmissão

A proposta de uma linha de reforço para a interligação entre o Sudeste e Sul está quase pronta e deve ser enviada para o Ministério de Minas e Energia ainda no segundo semestre, afirmou Tolmasquim. Segundo ele, o projeto pode ir a leilão no ano que vem. "Estamos com a proposta quase pronta para enviar ao governo", disse Tolmasquim em palestra promovida pela Câmara de Comércio Brasil-França.

Tolmasquim disse que o objetivo é dar mais segurança à Região Sul do País, onde o nível dos reservatórios oscila bastante. Ele afirmou que as linhas atuais dão conta de atender a demanda. "O Sul poderá receber mais a energia do Sudeste. Temos que fortalecer o suprimento do sul, que hoje está bom, mas queremos melhorar", disse. O presidente da EPE acrescentou que no último leilão o Sul teve um reforço importante, com projetos de energia eólica na região.

Mudança

O Grupo Isolux Corsán informou que decidiu transferir para o Brasil a sede da empresa responsável pelas atividades de concessões de rodovias e transmissão de energia e geração de energia solar e investir R$ 5 bilhões no país até 2014. A empresa tem presença constante nos leilões de transmissão de energia promovidos pela Aneel.


Nenhum comentário: