sexta-feira, 6 de maio de 2011

“Precisamos eleger políticos comprometidos com o povo”, diz Padre Ton

DSC_0900.jpg

Na visita que fez ontem (4) ao Acampamento Terra Livre, tradicional evento dos povos indígenas em Brasília destinado a chamar atenção das autoridades para agenda de interesse dessa população, o deputado federal Padre Ton (PT-RO) fez sua apresentação como deputado federal  que assume a primeira legislatura e homenageou o ex-deputado Eduardo Valverde, que coordenava na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas.  De Rondônia, 16 índios participam das atividades que se encerram nesta quinta-feira.  

“Quero lembrar aqui o deputado Valverde, de nosso partido, que muito representou os povos indígenas, dedicando sua atividade parlamentar a esta causa e também aos quilombolas”, disse o deputado, para em seguida  afirmar que os parlamentares “comprometidos com as causas dos movimentos sociais, com os pequenos, ainda são muito poucos no Congresso Nacional”.

O deputado Padre Ton disse que a experiência de três meses na Câmara dos Deputados mostra que a “casa é muito difícil” e “falta muito para que efetivamente seja considerada a casa do povo”.  “Mais de 200 deputados pertencem à bancada ruralista e apenas uns cinco ou seis defendem os pequenos”, acrescentou. 

Por isso, na opinião do deputado, é preciso eleger  “políticos comprometidos com o povo,que tenham a ver com a nossa história e com a nossa cultura”. “A representatividade no Congresso Nacional está muito aquém de nossas aspirações”. 

Ao falar para os povos indígenas presentes a respeito da reforma do Código Florestal, o deputado Padre Ton foi duro: “Do jeito que foi feita a reforma aumentará o desmatamento, o latifúndio, a compra de todas as áreas dos pequenos produtores”.

O deputado Padre Ton disse que seu partido, o PT, foi decisivo para a negociação em torno de mudanças na reforma do Código Florestal. “É uma bancada muito boa, talvez a melhor legislatura do PT. A bancada tem conseguido adiar a votação para que possamos mudar o Código Florestal”, declarou.  
   
Ele lembrou que a proposta contida no relatório do deputado Aldo Rebelo contemplava a diminuição das margens de Área de Preservação Permanentes localizadas às margens dos rios, retirando floresta que oferece proteção ao recurso hídrico da propriedade. 

Também foi mencionada pelo deputado no encontro que teve com os povos indígenas na Esplanada dos Ministérios a aprovação, pela Comissão da Amazônia, de requerimento de sua autoria que pede a oitiva de autoridades do governo federal para saber quais são as políticas que estão sendo executadas para proteger do consumo e tráfico de drogas índios que vivem em aldeias localizadas na fronteira do Peru, Colômbia e Bolívia. 

O deputado recebeu apoio das lideranças e indígenas presentes, que o saudaram festejando o fato de contar com sua atuação parlamentar a favor dos interesses dos índios brasileiros. 

Fonte: padreton.com.br 

Nenhum comentário: