quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Espaço do Leitor - Comentário

*Marlon Lopez

Parece até engraçado, mas tem quem diga coisas do tipo "A UFOPA veio para alavancar a educação na região", tento buscar provas lógicas e concretas para tentar acreditar nesse tipo de coisa, mas o que vejo e totalmente o contrario. Como estudante vestibulando vejo que a UFOPA está longe de ser expansão da educação, justo porque acabar com duas universidades federais(UFPA e UFRA) e fazer uma junção para criar somente uma (UFOPA) é desrespeito e regreção da educação, pois a UFOPA deveria ser uma nova opção, uma nova universidade, sem acabar com duas já existentes. Isso sim! Poderia ser afirmado como expansão da educação, mas o que acontece é que o governo quer diminuir custos, gastos com a educação. Outra, a UFOPA veio para formar mão de obra para grandes latifundiários, sim! Estou falando das hidrelétricas e mineradoras que estão arrombando e acabando com nossos bens naturais, e só ver a grade de cursos oferecidos, são cursos voltados para a mão-de-obra científica, ciências pesqueiras, física ambiental, etc. Ou seja, futuros profissionais que as grandes hidrelétricas e mineradoras que estão por vim irão precisar bastante, e o governo acha isso simplesmente ótimo, pois os grandes latifundiários geram lucros para o estado, então, pensão eles: "vamos formar mão-de-obra e que se danem os jovens que querem ter um bom ensino superior e um diploma com prestigio". Os novos calouros estão sendo cobaias de um experimento do governo que nem eles sabem se vai prestar ou não. É uma pena saber que a maioria das pessoas não abrem os olhos para enxerga isso.


*Marlon Lopez - 17 anos, paraense que não dispensa um bom "Açai",  estudante de ensino médio em busca de objetivos e metas na vida.
Fotografo - ?

2 comentários:

Anônimo disse...

É vergonhoso uma faculdade fazer tantas repescagens.... e essa humilhação é consequência desse método idiota e sem noção. E não para por ai, é apenas o início.
Essa mudança não terá longa duração. Sem sombra de dúvidas, já está entrando no fracasso. Basta que os calouros se movimentem e a sociedade apoie. Os esforços não serão grandes, precisa-se primeiramente conscientizar a todos, daí já surgirão muitos contra isso, e assim surgirão frutos, como movimentos e reivindicações.Ninguém quer ser feito de palhaço,assim ninguém irá admitir essa falta de respeito com os jovens vestibalandos e calouros....
Vamos acompanhar ( não de braços cruzados ) até quando eles vão insistir nisso,pois quanto mais adiante eles levarem isso,pior será o prejuízo, e maior será a humilhação dos idealizadores dessa idéia mirabolante. Pena que serão os jovens esforçados que pagarão por esse erro.
Devemos derrubar isso o quanto antes.... é o nosso futuro, jovens vestibulandos.
e o governo que se vire pra concertar a bagunça que eles fizeram. Boa sorte a todos nós, e que Deus nos ajude.

Ico disse...

Não vejo motivo para esse "repúdio" contra esses cursos científicos e de engenharia. No Norte, como no resto do Brasil, ainda faltam mão-de-obra técnica especializada, é bom que se crie cursos que possam desenvolver a indústria e melhorar diversos segmentos da economia, no modo de gerar mais produtividade com menor impacto ambiental. Essa conversa de "curso para latifundiários", convenhamos, é ter uma visão muito católica da coisa, com uma pitada de baixa auto-estima. Nunca esteve tão fácil entrar na universidade, nunca se teve tantos cursos. Aproveitem, estudem e se esforçem para entrar em alguma que lhe agrade. Se o autor do texto não gosta dos novos cursos, faça algum da área das Humanas e tente contribuir pra sociedade com algo concreto.