sexta-feira, 14 de maio de 2010

Os atentados terroristas já estão chegando por Teles Pires!

A Empresa de Pesquisa Energética protocolou nesta sexta-feira, 14 de maio, no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis o Estudo de Impacto Ambiental da hidrelétrica de Teles Pires (MT/PA-1.820 MW). O empreendimento, a fio d´água, está localizado no rio de mesmo nome, entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA).
De acordo com a EPE, a usina tem um reservatório de 151,84 quilômetros quadrados e uma relação entre a área alagada e a potência instalada de 0,08 km² inundado por MW instalado. Com isso, a usina encontra-se entre as melhores plantas de geração com porte equivalente no planejamento nacional. A média das usinas em operação é cinco vezes maior: 0,49 km² inundado por MW instalado.
Caso a licença prévia seja emitida pelo Ibama a tempo, a usina de Teles Pires poderá ser licitada pelo governo no leilão A-5, previsto para ocorrer no fim do ano.
A EPE acredita que a região não apresenta obstáculos naturais que limitem a possibilidade de implantação da usina. Na área de influência direta, segue a EPE, não são encontradas Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Além disso, completa a estatal, não foram registradas a presença de comunidades quilombolas, patrimônio arqueológico e cavernas.
A EPE afirmou ainda que a região de inserção apresenta baixa densidade demográfica. Foram identificadas apenas 33 famílias residentes na área a ser alagada pelo empreendimento e 109 estabelecimentos rurais.
Para todos os impactos ambientais previstos foram propostos programas ambientais com medidas preventivas, mitigadoras ou compensatórias. Entre eles estão: Plano Ambiental da Construção e de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial, Programa de Apoio à Revitalização e Incremento da Atividade de Turismo e de Compensação pela Perda de Terras e Desestruturação de Atividades Econômicas, Resgate de Fauna, Monitoramento da Qualidade da Água e de Grupos Vegetais e Animais.

Fonte: Canal energia
acesse o site : Canal energia

Nenhum comentário: