segunda-feira, 5 de abril de 2010

Povos indígenas crescem mais que a média nacional

Há três anos no comando da Fundação Nacional do Índio, Funai, o paraense Márcio Augusto Freitas de Meira está à frente daquele que é considerado um dos pontos nevrálgicos do Governo Lula: a condução da política indigenista brasileira mais se assemelha a um barril de pólvora sempre prestes a explodir.  Para muitos, com sua serenidade e conhecimento de causa, o antropólogo conduz uma das mais reconhecidas políticas indigenistas do mundo.
O modelo indigenista do Brasil é hoje copiado em vários países: sua população, que vive quase em sua totalidade (98%) na floresta amazônica, chama a atenção mundial.  O atual Censo Demográfico do IBGE deve apontar uma população de mais de um milhão de índios distribuídos por todo o país.  No Censo de 2000, esta população era de 750 mil índios. Segundo Meira, o crescimento entre os índios brasileiros é cinco vezes maior que na população geral do País. “Estamos em um período de queda da mortalidade e aumento da população”, revela.  Confira entrevista cedida ao DIÁRIO:
Qual é a atual população indígena brasileira?
R: Temos dificuldade de ter dados precisos no Brasil sobre a população indígena.  Este ano vamos fazer um censo, juntamente com o IBGE.  Pela primeira vez vamos fazer um censo nacional que vai fazer a contagem também nas aldeias.  Assim será possível saber precisamente a população indígena no Brasil.
Ainda existem povos isolados no Pará?
R: A diversidade no Pará é muito grande.  O Pará é um estado grande, amazônico, onde a maioria da população indígena do Brasil vive e nós temos uma diversidade de povos indígenas muito grande, inclusive de povos isolados, que não têm contato com o ocidente.  No Noroeste do Pará, por exemplo, temos referências de povos indígenas ainda sem contato. Continue lendo… 'Povos indígenas crescem mais que a média nacional'»

Local: Belém – PA
Fonte: Diário do Pará
Link: http://www.diariodopara.com.br/

Nenhum comentário: