terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

EDITORIAL DE 06.02.2010

OBRAS ELETOREIRAS AINDA GERAM EFEITOS?
Em outubro próximo haverá eleições em todo o Brasil. Desde  presidente a senador, desde governadores a deputados, todos esses cargos passarão pelo julgamento dos e das eleitoras. Como a política no Brasil passa
por uma séria crise de credibilidade, muitos eleitores terãodificuldade em optar por candidatos e candidatas que mereçam confiança pós eleição.

Por isso, os candidatos e seus assessores em sua maioria, estão se enchendo de cuidados para atrair os votos desconfiados. Precisam parecer honestos,  competentes e operantes, afinal a sociedade está ficando mais e mais exigente. Um dos meios utilizados por quem pode, são as obras que impressionam,  como asfaltamento de ruas, abertura de ramais, postos de saúde. Em Santarém não é diferente. No ano passado causou estranheza o fato de várias obras terem sido iniciadas e paralisadas sem explicações, a não ser quando as denúncias geraram indignação em grupos organizados ou não.

A lista é grande, basta enumerar algumas: o restaurante popular, os dois mercados municipais, o hidroporto, as obras do PAC nos bairros escolhidos, as obras da Cosanpa, as avenidas Fernando Guilhon e Magalhães Barata, entre outras. Dentro e mais alguns dias devem estar chegando heróis padrinhos e madrinhas destas e outras obras, que agora voltam a ser reiniciadas. Não será surpresa se outras grandes obras forem iniciadas neste ano eleitoral, como o aeroporto Wilson Fonseca, o estádio esportivo e até o sistema de tratamento de esgotos.

A questão mais séria é, esta forma de deixar obras paralisadas por meses para poder inaugurá-las em época de Campanha eleitoral não produzem bons resultados aos candidatos? Será que os eleitores prejudicados mais diretamente por tantas obras iniciadas e paralisadas irão se sensibilizar e apoiar os políticos que permitiram que esses atrasos acontecessem? Antigamente esse esquema de troca de votos por favores funcionava, mas hoje, especialmente com um movimento social que já percebe as maracutaias de busca de voto, será  a maioria dos eleitores ainda vai trocar voto por pequenos favores?

Uma coisa é certa, muitos eleitores estão confusos, inseguros em quem votar nas próximas eleições. A dúvida final é, será que essas obras eleitoreiras vão influenciar muitos eleitores na hora de depositar seu voto nas urnas? É importante aguardar pelas próximas eleições e conferir se essas obras influenciam na votação de muitos candidatos
que hoje chegam dando tapinha nas costas e depois de eleitos some de vista?

Nenhum comentário: