sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ibama publica edital de Audiências Públicas para a UHE Belo Monte.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama convida para as Audiências Públicas que vão discutir o Estudo de Impacto Ambiental – EIA e Relatório de Impacto Ambiental – RIMA do empreendimento denominado Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte, composto por usina hidrelétrica com capacidade instalada de 11.233,1 MW, a ser construída no rio Xingu, com a barragem principal a aproximadamente 40 km a jusante da cidade Altamira-PA. O barramento formará dois reservatórios de 516 km², que atingirão a área de 3 municípios no Estado do Pará: Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu.

As quatro Audiências programadas vão contemplar os municípios que serão influenciados direta e indiretamente pelo empreendimento. O EIA/Rima está disponível à população desde a publicação do edital anterior, em 25 de agosto de 2009, nas prefeituras das cidades onde ocorrerão as Audiências Públicas e nas sedes do Ibama no Pará. A Eletrobrás, responsável pelo empreendimento também está distribuindo o Rima para entidades da região, além de oferecer transporte para a população de municípios afetados indiretamente e que portanto não serão sedes das audiências, mas terão acesso facilitado para exercer o direito de participar. A realização das Audiências Públicas ocorrerá nas datas e locais relacionados abaixo:

10 de setembro – Brasil Novo – às 13h – englobando os municípios de Placas, Uruará e Medicilândia.
Local: Clube Esportivo Municipal de Brasil Novo – Cembran
Endereço: Rua 25 de dezembro s/nº – Centro

12 de setembro– Vitória do Xingu – às 10h – englobando os municípios de Pacajás, Anapu (sede), Senador José Porfírio (sede), Porto de Moz e Gurupá, e as localidades de Belo Monte, Santo Antonio e travessões.
Local: Ginásio Poliesportivo
Endereço: Av. Manuel Felix de Farias s/nº – Centro

13 de setembro – Altamira – às 15h – englobando a margem direita do Xingu, as localidades de Ressaca, Fazenda e Galo, no município de Senador.
Local: Ginásio Esportivo Nicias Ribeiro
Endereço: Rua Antonio Vieira esquina com Deoclides de Almeida – Bairro Brasília

15 de setembro – Belém – às 18h
Local: Centro de Eventos Ismael Nery – Centur
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650, 1º andar – Bairro Nazaré

* Informações de Janete Porto, Ascom/Ibama, publicadas pelo EcoDebate, 27/08/2009

Nenhum comentário: