quarta-feira, 1 de julho de 2009

Estudo vai avaliar impactos da mineração no município de Juruti.



A equipe técnica da cooperativa Ecooideia, sediada em Brasília-DF, realizará durante três meses um estudo para construir a ferramenta a ser utilizada nos cálculos para indenização de perdas e danos causados pelos impactos da exploração de bauxita pela Alcoa, aos moradores da região de Juruti Velho.
O estudo é uma das reivindicações dos comunitários do local, diante da implantação do projeto de extração de bauxita capitaneado pela mineradora, que atinge diretamente a região do Projeto Agroextrativista (PAE) dos moradores residentes em assentamentos na comunidade de Juruti Velho.
A pesquisa será supervisionada pela Associação Comunitária da Região de Juruti Velho (A corjuve), INCRA, Alcoa e Ministério Público.. Os técnicos irão indicar a ferramenta que deverá ser utilizada para avaliar as perdas e danos sofridos pelas famílias do PAE, em níveis econômicos, ambientais, sociais e culturais.
Os estudos serão realizados entre os meses de julho e agosto deste ano. Os resultados serão apresentados em uma oficina de trabalho, que encerrará com uma assembléia, nos dias 07 a 10 de agosto, quando haverá a discussão e aprovação dos estudos pelos técnicos da cooperativa e representantes de comunidades tradicionais de Juruti Velho.

Nenhum comentário: