quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sipam entrega imagens dos municípios que mais desmataram no Pará

A governadora Ana Júlia Carepa recebeu nesta terça-feira (16), das mãos do gerente do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Carlos Alberto Ribeiro de Freitas, um conjunto de DVD´s contendo imagens de radar dos 12 municípios que mais desmataram no Pará. A imagens auxiliarão o governo na tomada de decisão e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao combate aos crimes ambientais e à apresentação de propostas de alternativas econômicas que se contraponham ao desmatamento.
Integram a lista elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente os municípios de Altamira, Brasil Novo, Cumaru do Norte, Dom Eliseu, Novo Progresso, Novo Repartimento, Paragominas, Rondon do Pará, São Félix do Araguaia e Ulianópolis. Posteriormente entraram na lista Itupiranga, Marabá, Pacajá e Tailândia.
De acordo com Ribeiro, o monitoramento será feito novamente, passando também pelos municípios adicionados à lista em 2009. "As imagens vão avaliar o que mudou de um ano para outro e, com base nos comparativos, definir ações necessárias", enfatizou ele.
A governadora Ana Júlia Carepa determinou aos secretários que mais se utilizam dos sistemas e informações do Sipam, como os titulares da Sema (Meio Ambiente), Sagri (Agricultura), Iterpa (Instituto de Terras), Emater (Extensão Rural) e Ideflor (Instituto de Florestas) que ampliem a cooperação técnica estabelecida com o governo estadual, a fim de otimizar as ações de cada um.
Ivonete Motta - Secom

Nenhum comentário: